3. DESENVOLVIMENTO DE MODELO MATEMÁTICO PARA DETERMINAÇÃO A CAPACIDADE DE SUPORTE DO ESTUARIO DA LAGOA DOS PATOS, COM RELAÇÃO A AQUACULTURA

 

O modelo numérico foi adaptado de Castello et al. (2008) para determinar a quantidade de hectares que poderiam ser instalados na região de baixa dinâmica do estuário da Lagoa dos Patos, que no caso alcançou um valor de 98 hectares de cultivo. O modelo leva em consideração o aporte de nitrogenados para o ambiente adjacente e as condições de hidrodinâmica do período de cultivo.

 

 



Figura 8: Modelo desenvolvido para determinar a quantidade de hectares de cultivo de camarões em baias rasas do estuário da Lagoa dos Patos.

 

 


Figura 9: Em destaque a Area de baixa dinâmica do estuário da Lagoa dos Patos e que pode receber até 98 hectares de cultivo de camarões (estudo preliminar).

 

Cabe ressaltar que este modelo ainda esta sendo ajustado e os resultados obtidos até o momento não são definitivos, sendo que novos cenários estão sendo gerados para as áreas de maior dinâmica do estuário da Lagoa dos Patos.